[Blogando] Produção Cultural, o que é?

Bom dia leitores! Como eu já disse aqui antes, passei no vestibular e agora estou "cursando" (entre aspas porque estamos de greve hehe) Produção Cultural, 99% da vezes que falo o nome do meu curso me perguntam: "Mas o que é isso?" . Pois é, meu curso não é lá tão popular quanto Direito maaaas, poxa, ele tá tão presente na nossa vida.. Quer ver só? Vamos chamar o Guia do Estudante, hehe

O QUE É PRODUÇÃO CULTURAL?

São o planejamento, a elaboração e a execução de projetos e produtos culturais, considerando critérios artísticos, sociais, políticos e econômicos. O produtor cultural cria e organiza projetos artísticos e culturais, como espetáculos de teatro, dança e música, produções televisivas, festivais, mostras e eventos. Ele cuida de todas as etapas, da captação de recursos à realização final. Pode trabalhar com artistas ou com organizações e empresas voltadas para a área cultural. Como produtor executivo, faz o orçamento do projeto, define cronogramas e busca recursos para a montagem da obra. Também é esse bacharel que delineia a política de investimentos no setor, analisa as propostas de patrocínio cultural e verifica se são adequadas ao perfil da instituição ou empresa. Atua no gerenciamento de órgãos públicos culturais e instituições, elaborando políticas para a arte e a cultura.

O CURSO

O curso dá ao aluno a capacidade de desenvolver projetos de valorização da diversidade sociocultural. Para isso, o currículo combina temas que abordam os fundamentos da arte com matérias sobre planejamento e organização de eventos artísticos. Além de filosofia, sociologia e psicologia, você tem orientação sobre legislação, marketing e redação de projetos culturais.  

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Marketing cultural
Desenvolver estratégias empresariais de investimento em projetos culturais.
Política cultural
Definir as grandes linhas de atuação do governo na área da cultura. Prever e executar atividades em museus e centros culturais. Organizar eventos voltados para a preservação do patrimônio histórico ou para a valorização de aspectos culturais de uma região.
Produção executiva
Criar e supervisionar projetos artísticos e culturais, como espetáculos, exposições, filmes, vídeos, discos e programas de TV e rádio. 

Agora que vocês estão informadíssimos sobre o que é Produção Cultural, não vale mais fazer a pergunta que eu falei lá no início.
Tô super ansiosa para dar meus primeiros passos nessa carreira que me parece encantadora e cheia de caminhos a seguir *-*

até maaais.

Share:

1 comentários

  1. Oi linda!
    Parabéns por ter passando na faculdade! \õ/
    O curso que vc escolheu parece ser ótimo, e estou informadíssima com o curso! \õ/
    Sucesso sempre viu?!
    Mil Beijinhos amiga. ♥

    ResponderExcluir