Quando vocês vão ter filhos?


Há aproximadamente 6 meses (quando me casei), já havia a pressão sobre filhos. Em conversas corriqueiras e apressadas, havia sempre alguém disposto a perguntar "E os filhos?". Eu sempre busquei ser transparente sobre isso, mesmo que fosse um assunto só meu e do meu -na época- noivo. Logo depois mudava de assunto, pois ao descobrirem que se tratava de um projeto muito muito distante, disparavam um "Nossa" seguido de comentários que não faziam de mim a pessoa mais alegre ao ouvir.
Não me lembro de sonhar com a maternidade em nenhum momento da minha vida. Lembro-me de sonhar com viagens ao redor do mundo, com um amor pra toda vida, com uma carreira bacana, mas não me recordo de passar minutos à fio sonhando em ser mãe.
Não acho minha família menos completa porque ainda não nos sentimos preparados. Conheço muitos casais felizes e que também não tem filhos.
É como se o casal fosse formado apenas para gerar filhos, como se o sexo fosse apenas para reprodução (se assim fosse...), como se o "Sim" no altar fosse "Sim, eu aceito ter filhos com você para agradar os outros"...
Ser mãe/ser pai é uma decisão tão importante quanto o casamento. Alguns dizem "sim", outros dizem "não", outros (assim como nós) dizem "sim, mas agora não".
Antes de ser mãe, quero me descobrir como esposa e mulher que sou. Quero desvendar todos os meus mistérios e ser uma mãe completa (mas não pronta, afinal, quem está pronta pra maternidade até que ela chegue?).
Depois que casei, a pressão continuou. É como se a nossa vida virasse um emocionante reality show em que todos opinam sobre quando tal coisa deve ou não acontecer, e se sentem chateados quando não acontece aquilo que queriam que acontecesse.
Quando me perguntam mais uma vez sobre isso, sinto-me invadida. O marido olha como quem diz "sinto muito por te perguntarem isso mais uma vez" e, gentilmente, corta o assunto e eu agradeço a Deus por ter alguém que entenda bem o que é esperar o tempo certo.
Um dia, se Deus permitir, teremos filhos. Mas, por favor, deixa que a gente resolve isso, tá? A pressão não adianta nosso projeto.

Casei sim, mas não para ser mãe. Casei para ser esposa e se, futuramente, isso implicar em ser mãe, então eu serei, com toda a felicidade do mundo. Mas, agora, não.

Share:

4 comentários

  1. É aquela velha história: somos mulheres, logo, as pessoas acham que nosso maior objetivo na vida é a maternidade, que nascemos para isso e que se optamos por não engravidar, somos pessoas horríveis. Mas a decisão é sempre SUA. A vida é sua, o corpo é seu. Não deixa ninguém nunca te fazer esquecer disso! :)

    ResponderExcluir
  2. Faz parte da sequência, afinal qdo vc esáa solteira te perguntam: "e o namorado? ", qdo está namorando:"e o casamento? " depois onde estão os filhos, depois onde está o irmão, daí se vc disser que quer ter mais de dois filhos vc tem q ouvir q vc é louca, o povo não entende q a vida é sua e vc a vive como quiser. Em fim... palpites, palpites, palpites... mas pagar nossas contas ninguém quer! Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Faz parte da sequência, afinal qdo vc esáa solteira te perguntam: "e o namorado? ", qdo está namorando:"e o casamento? " depois onde estão os filhos, depois onde está o irmão, daí se vc disser que quer ter mais de dois filhos vc tem q ouvir q vc é louca, o povo não entende q a vida é sua e vc a vive como quiser. Em fim... palpites, palpites, palpites... mas pagar nossas contas ninguém quer! Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Faz parte da sequência, afinal qdo vc esáa solteira te perguntam: "e o namorado? ", qdo está namorando:"e o casamento? " depois onde estão os filhos, depois onde está o irmão, daí se vc disser que quer ter mais de dois filhos vc tem q ouvir q vc é louca, o povo não entende q a vida é sua e vc a vive como quiser. Em fim... palpites, palpites, palpites... mas pagar nossas contas ninguém quer! Kkkkkkkk

    ResponderExcluir