"Bollywood" - você quis dizer "Hollywood" ?

Há um tempão me deparo com esse termo "Bollywood", na minha cabeça era algum cabeçudo que estava escrevendo errado, afinal, é "Hollywood", certo?  Errado !
Bollywood (em hindi: बॉलीवुड; em urdu: بالی وڈ) é o nome dado à indústria de cinema de língua hindi, a maior indústria de cinema indiana, em termos de lucros e popularidade a nível nacional e internacional. O nome Bollywood surge da fusão de Bombaim (antigo nome de Mumbai, cidade onde se concentra esta indústria), e de Hollywood (nome dado à indústria cinematográfica americana). Contudo este nome é usado por vezes para designar todo cinema indiano o que se trata de uma utilização incorreta.  (via Wikipedia)
Pois é queridos, Bollywood existe, não é erro de digitação. Descobri isto este ano, pois estou vivendo uma fase onde o que eu mais quero é visitar a Índia, e como não tenho grana pra bancar esse sonho agora, fico viajando virtualmente pelos blogs e sites. Claro que, com este encanto todo pelo país, acabei descobrindo muitas coisas. Enfim, apesar de tudo isto, até hoje não havia parado pra assistir um filme Bollywoodiano (E "Quem quer ser um milionário?" Não conta. Apesar de ter sido gravado em Mumbai, é um filme britânico). Resolvi baixar "Salaam Namaste" (2005), e aí vai minha resenha e minhas considerações sobre o filme...

"Salaam Namaste" conta a história de dois indianos bem moderninhos (Nick e Ambar) que abandonam a Índia e vão para a Austrália. Nick é arquiteto por obrigação e chefe de cozinha por opção, Ambar é estudante de medicina e locutora de uma rádio chamada "Salaam Namaste"  (daí vem o nome do filme). Além de tocar músicas nesta rádio, Ambar entrevista os indianos bem-sucedidos da região. Certo dia ela convida Nick para seu programa, mas ele não comparece, pois acorda sempre muito tarde e esquece de seus compromissos. A partir deste evento, Ambar cria uma rixa com Nick, difamando-o no programa. Até que um dia, ambos se encontram num casamento e se apaixonam, mas eles descobrem que são inimigos um do outro, mesmo assim, decidem se conhecer melhor. Por falta de tempo, Nick convida Ambar para morarem juntos, mas com a condição de que dormissem em quartos separados. Ambar rejeita, mas depois muda de ideia e, os dois procuram uma casa. Eles acham a casa perfeita, mas tem um porém, o proprietário exige 1 ano de aluguel adiantado (pois não confia em Indianos - um absurdo, já que ele também veio da Índia). Eles ponderam, mas acabam ficando com o lugar, porém Nick tem de usar seu dinheiro que está reservado para abrir seu próprio restaurante. A partir daí, uma série de acontecimentos os aflige, pondo em dúvida suas consideração sobre o que sentem um pelo outro...

É um filme bom, recheado de dramas e momentos cômicos (tão cômicos que chegam a ser forçados). Os atores são bem expressivos e convincentes. A história é boba e previsível, mas ainda é um filme bom pra se assistir de tarde. AH SIM, há também uns vários (e longos) momentos onde os personagens cantam músicas indianas (que grudam na nossa cabeça), o que fez com que eu questionasse se estava assistindo a um filme de comédia romântica o a um musical. Há muita mistura de idiomas, ora falam em inglês, ora em hindi, então se alguém quiser assistir sem legenda, desista agora ! Mesmo que eles falem mais em inglês, o sotaque indiano é bem forte, e é preciso estar habituado com a forma que eles pronunciam pra entender alguma coisa. Apesar do filme se passar na Austrália e das muitas garotas de biquini que aparecem, o filme consegue mostrar de maneira sutil a cultura indiana. Ah sim, pra quem diz que não existe indiano bonito, vão mudar de ideia e se encantar (ou não, né) com o charme do protagonista Saif Ali Khan.

Pôster do filme




Trailer (sem legenda)


Salaam Namaste !

 

Share:

1 comentários

  1. Filme muito bom e gostei muito da resenha sobre ele.
    A companhia foi melhor ainda ;)

    ResponderExcluir