[Viagens] Índia



Talvez muitos de vocês conheçam a Índia apenas como o segundo país mais populoso do mundo, terra das especiarias e do Taj Mahal.. Há um tempo era essa a forma que enxergava a Índia, talvez soubesse até um pouco mais, mas ainda assim não saía do conceito genérico que temos desse país incrível.

A Índia que eu conheci há alguns meses vai além de tudo isso, e como cultivo uma enorme paixão por ela vou compartilhar aqui com vocês:

Índia: terra de contrastes

Difícil falar da Índia sem pensar na desigualdade social/econômica/religiosa/etc.  Grande parte da população vive em miséria enquanto outros(poucos) vivem em grande riqueza (Será que isso te lembra de um outro país?). Lá há uma enorme mistura de religiões: Hindus, Muçulmanos, Budistas, Cristãos e outros compõem o país. Não se deixe enganar, um país mesmo cheio de contrastes ainda não conseguiu quebrar certos paradigmas. E com isso, prosseguirei para o próximo assunto...

Casamento arranjado

Pois é meu povo, pensaram que somente no primeiro milênio que isso acontecia? No no!  Casamento Arranjado ainda é uma realidade bem presente na Índia. Com todo o sucesso da novela "Caminho das Índias", muitas brasileiras ficaram morrendo de inveja da Maya e começaram a sonhar com um indiano... Quanta inocência!  Na Índia o casamento é um negócio/contrato entre famílias, então se você e sua família  não estiverem nos requisitos da família do seu "amor", provavelmente não vai rolar.  Lá a família é muito importante, então mesmo que vocês estejam muito apaixonados, se a família disser" Não"  é Não!  Poucos são os rapazes e garotas que passam por cima disso.  Há até uma parte no jornal onde há anúncios sobre pessoas disponíveis para o matrimônio. É mais ou menos assim : Fulaninha, X anos, signo tal, Pele CLARA (siim, eles são preconceituosos).

Estranho pensar que num país onde o pessoal não tem a pele clara, há um preconceito com os de pele escura. Não faz sentido! 

Homens Indianos

Nem todos são como Raj, que aceitam o passado de sua amada sem problemas. Uma boa parte dos Indianos são extremamente ciumentos e possessivos, sem contar que são um tanto quanto tarados hehe. Claro que tem uns extremamente românticos, gentis, mas por favor, não acreditem em qualquer indiano que aparece por aí.

As sogras

Tomemos cuidado com estas aí. Conheço pessoas que amam suas sogras indianas, mas já ouvi muitos casos de sogras que fazem da vida da nora um inferno! Se vocês pesquisarem vão ver que existe um golpe bem famoso por lá. Vou explicar:

Você casa com seu indiano lindo e perfeito e aí sua sogrinha te chama na cozinha pra te ensinar uma receita, você vai toda saltitante e quando chega lá, sua sogrinha te joga uma substância inflamável e ateia fogo no seu corpitcho. Ai ela e seu marido caem fora com o valor que sua família pagou a família dele (dote) e vão atrás de outro casamento (ou outra vítima...) . Triste né?  Mas acontece.

As especiarias

Lembra de como o Brasil foi descoberto? Pois é ! Os portugueses estavam atrás do comércio de especiarias nas Índias, mas erraram o caminho e chegaram até o nosso país tropical, abençoado por Deus. Por isso nomearam os nativos como "índios".  De fato, as especiarias indianas até hoje são famosas e estão presentes até mesmo em nossas cozinhas. Os indianos são famosos por seus pratos picantes e até mesmo os pratos não tão picantes fazem um belo estrago em nosso estômago acostumado ao conjunto "sal-cebola-alho" kkk.  Sabe o Curry que você adora pôr na comida? Vem de lá. 

As castas/clãs

É meu povo, tá reclamando que tem que estudar pra ficar rico? Lá você pode se matar de tanto estudar que vai continuar do mesmo jeito que nasceu. Claro que essa realidade era muito mais presente antigamente, hoje já não é tanto, até pq foi abolido em 1950 na Constituição mas ainda sim, existe. 

As castas: brahmin (professores, sacerdotes e filósofos), kshatriya (militares e políticos), vaishas (comerciantes e agricultores), shudras (camponeses, operários e artesãos) e os dálits (intocáveis - são aqueles que cometeram alguma violação das regras e foram rebaixados, se tornando párias na sociedade e submetendo todos os seus descendentes a mesma posição. Eles fazem os piores trabalhos: limpeza de esgoto, lixo e manejo de mortos). Há ainda os jatis, que não fazem parte de nenhuma casta, porém possuem hábitos da casta alta.

Os filmes indianos: Bollywood

O nome se dá pois a indústria cinematográfica está localizada em Mumbai (antiga Bombaim) daí o nome. É uma indústria famosa e conta com bons atores e bons roteiros, vale a pena conferir um filme bollywoodiano. (Minha dica: "Meu nome é Khan" e "Vivah")

As Garotas Indianas

São fáceis de conversar, são um tanto emotivas e dramáticas. São muito vaidosas e estudam bastante.

Depois de tantos pontos negativos é difícil imaginar como alguém pode se apaixonar tanto por este país, mas a Índia é realmente apaixonante e cheia de aventuras e imprevisibilidades. Meu sonho é visitar este país e trazer muitas novidades pra cá. Infelizmente a Índia está a 14.068km daqui e não é nada barato viajar pra tão longe, então ainda é um sonho distante.

Espero que vocês tenham gostado :D

Namaste!

Share:

1 comentários

  1. Disse tudo e mais um pouco! Ai mais o Taj Mahal me inspira *--*. É cruel isso que essas sogras fazem pra arranjar dote :S. Acredita que minha avó em pleno Brasil casou de Casamento arranjado? Conheceu o noivo, meu avô, umas 3 semanas antes de casar! É aqui também destas coisas loucas, mas cultura infelizmente nunca haverá um concenso.

    Ah flôr obrigada pelo carinho *--* e que bom que você gosta dos meus conselhos e fica feliz com eles! Eu sou assim mesmo chata, hahaha dou conselho mesmo, mas é só pra quem eu gosto! Você e a Leidiana eu gostei logo! Conta comigo amiga e amo aqui virei sempre!

    Beijus da Ludy

    ResponderExcluir